PARA MARI E JUJU QUE FAZEM PARTE DOS GANHOS


O maior legado que tento deixar para minhas filhas não é nada material, ou financeiramente falando, uma última poupança bancária, ou um prédio de 4 andares onde cada uma ficaria com sua parte, pois isto é só consequencia. O maior tesouro que tento enterrar nas cabecinhas pensantes delas são os recados que passo diariamente.
Não com  palavras escolhidas a dedo,ou duras falas por causa de uma travessura, ou mesmo enfeitar palavras para uma noite de Natal.
Nossa afetividade adulta por vezes é tão pobre que na maioria das vezes acham que amaeaçar os filhos é educativo:
_ Se voce fizer isso, vai lhe acontecer aquilo...
_ Quando voce crescer vai saber que.......
_ Eu bem queria que voce ja fosse um adulto,........
Chamo estas frases de intolerância, e me policio para que eu não  pronuncie às minhas filhas como meus pais em sua sábia ignorância o  repetiram tantas vezes.
Estas frases que por trás delas escondem um futuro que não nos pertence, é um verdadeiro tumor de dissimulação, por isso  sou daquelas mães que acreditam que além e acima de qualquer coisa é possível amar os filhos e amar ainda mais.
" Voce nasceu por acidente
ou
"Não queria ter mais filhos, mas escapuliu", São bofetadas não na cara mas na auto estima deles.
O afeto não deve ser uma consequencia da escravidão de sentimentos ou então que optem por não se sobrecarregarem demais emocionalmente quando forem pais .
Então me disseram:
"Voce vai se tornar uma velha que cuida dos netos destes filhos que ama tanto?
E então, com muita alegria e satisfação pessoal por ter em minha consciencia, não duas filhas, mas sim duas amigas, eu respondo:

Tenho fotos na minha mesa de PC das duas amigas que eu ganhei e da qual desta cadeira onde escrevo estas linhas, posso contempla-las.
Obrigação, chateação?
Não.
Escolha amorosa.
No cenário familiar que crio para elas, é que tento fazer o melhor e espero ser o que sempre desejo: um ser humano vulnerável e amoroso e mesmo erradno, falando, eu aprecio esses laços e afetos e me anima essa sensação de que afinal vale á pena!
Mais que perder, eu continuo ganhando.

( A voce que não acreditou na possIbilidade de termos filhos/amigos)
Sandra



Nenhum comentário:

Postar um comentário